terça-feira, 17 de junho de 2014

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS


PROTEÇÃO CONTRA RAIOS

. Recentemente encontrei um panfleto , colorido fundo branco, títulos em preto, subtítulo em vermelho e um raio em amarelo, realmente uma combinação de cores bem chamativa.  Na verdade é um Boletim Informativo , o qual o importante entidade sindical chama de JORNAL XXXXX, curiosamente é um jornal tão “sui generis” que é um jornal de uma página só. Mas ganha em objetividade e praticidade. Além de ser ecologicamente correto, pois economiza papel. E claro  ao contrário dos grandes textos, economiza o nosso tempo de leitura pois é bem econômico nas palavras. O tema   é justamente  a “PROTEÇÃO CONTRA RAIOS”.

Ali se informa que “A cada 50  mortes por raios no planeta, uma  é no Brasil, o país campeão mundial em incidência do fenômeno.”   Realmente aquilo me impactou, o jornal todo me impactou a mensagem teve toda a minha atenção, foi recebida e principalmente além de me deixar  curioso,  fiquei perplexo.  Pois “Deus não é brasileiro” ? .  Nosso país, nunca teve tufão, vulcão, nevascas, deslizamentos de blocos de neve, tsunamis ou terremotos (e certo que lá pelas bandas de Montes Claros a terra dá uma tremidinha, às vezes).  Temos enchentes, pois o pessoal sempre insistiu em construir casas e cidades praticamente dentro dos rios, temos épocas de secas e estiagens, que poderiam ser controlados com irrigação e boa vontade. Mas perto dos outros países do planeta nunca tivemos um “descontrole” ou uma grande  “revolta” da natureza.

O noticiário internacional  é sempre catastrófico, principalmente naquela mídia que cada vez mais  entra em decadência e perde audiência dia após dia.  Na televisão, que naturalmente segue o padrão mundial de redes televisivas o mundo esta desabando  sendo apocaliticamente destruído ao pedaços, com exceção do nosso País, onde tudo sempre vai mundo bem. Se algo de ruim acontece é claro é lá fora, sempre lá fora, se algo de bom ou divertido ocorre é sempre aqui dentro. Carnaval, futebol e samba só ocorre no Brasil. Pode-se facilmente concluir que o carnaval e o futebol são invenções genuinamente brasileiras. Os gregos com seu deus Baco não inventaram o carnaval e os ingleses não inventaram o futebol. O samba, que nada mais é que musica e ritmo também é uma novidade nossa. Ou seja, tudo por aqui vai bem enquanto o mundo explode em ruínas. O engraçado é que quando eu era criança e a “Guerra Fria” estava mais quente do que nunca. O famoso jornal da onze horas da  Rede Globo, anunciava os últimos preparativos para a terceira guerra mundial, totalmente nuclear, EUA e URSS iriam acabar com o planeta, mas nos saíriamos ilesos, sem qualquer vestígio de radiação em nossos corpos. E todos íamos dormir apavorados mas imensamente felizes por vivermos no país-continente chamado Brasil, uma ilha de tranquilidade em meio ao caos.

Hoje penso como deve ser a tv nesses outros países, mostrando o calor insuportável do nosso pais (no verão) , a mulherada disponível e fácil nas praias, a bala perdida na favela, claro às favelas, a prostituição infantil, as penitenciarias brasileiras, as estradas esburacadas, contingentes de pessoas famintas e sem perspectivas, os hospitais abandonados, as mentiras e a corrupção  e assim vai. Imagino que esses “outros” pensam que bom não viver em um País de terceiro mundo como esse.

Mas temos os raios, o Brasil é campeão mundial de incidência de raios.  E os raios na maioria das vezes matam e são reais e não podemos culpar ninguém. Não há culpa pelos raios, o governo não é culpado, minha mãe não é culpada, também a mãe de quem lê esse pequeno exercício de escrita não é culpada.
DR. HERMES VITALI

Nenhum comentário:

Postar um comentário